9 Recursos Indispensáveis para turbinar o seu Marketing Digital

Listamos os 9 recursos que consideramos mais importantes para as estratégias de marketing digital dos pequenos negócios.

Muitos empresários que fazem a sua gestão de marketing por conta própria ou através de agências mal estruturadas acabam acreditando que marketing digital se restringe a fazer publicações nas redes sociais.

Preocupados com o desperdício de dinheiro que esta falta de entendimento pode causar ao pequeno negócio, nós da Allquimia trouxemos para você 9 recursos vão te ajudar a alavancar o marketing digital da sua empresa:

1 – Google Meu Negócio

Um recurso de EXTREMA importância para empresas que possuem endereço físico é o Google Meu Negócio e, incrivelmente, este recurso é bastante subestimado por uma grande parcela das empresas e até mesmo pelas agências de marketing digital.
O Google Meu Negócio é um quadro que o Google exibe as informações da sua empresa para o usuário quando ele procura por ela ou quando ele procura por algum produto ou serviço que a sua empresa negocia. Entre as informações que o Google Meu Negócio exibe estão: 
• Nome da empresa;
• Descrição da empresa;
• Endereço;
• Telefone;
• Fotos da empresa, produtos e serviços;
• Como chegar até a empresa com GPS;
• Avaliação da empresa feita pelos clientes;
• Perguntas e respostas feitas pelos clientes;
• Horário de funcionamento em dias comuns e em datas especiais;
• Fluxo de pessoas no local em tempo real (Se a empresa tiver intenso tráfego de pessoas);
• Produtos ou serviços ofertados pela empresa (caso a empresa deseje mostrar ao usuário).
O Google Meu Negócio é uma ferramenta tão essencial para o marketing digital das empresas que possuem endereço físico que, a maioria dos usuários que encontram a empresa no Google Meu Negócio, não querem abrir o site da empresa para ver mais informações.

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Como fazer o Google Meu Negócio ser exibido

com maior frequência para as pessoas?

Para que haja uma explosão de visualizações da sua empresa no Google Meu Negócios, você precisa informar ao Google sobre os produtos e serviços que você vende e, para fazer isso, você precisará de um site com o máximo de conteúdo escrito possível sobre a sua empresa, (se você não tem como investir em um site agora, não deixe de ler mais abaixo sobre as plataformas de sites).  Desta maneira, quando você linkar o seu site a sua conta do Google Meu Negócio, o Google vai entender o quê a sua empresa vende e passará a exibir o seu perfil para pessoas que procurem por produtos relacionados no buscador.

Investir nos recursos do Google Meu Negócio é uma prática muito rentável pois, a minoria das empresas não presta atenção neste recurso, sendo fácil se sobressair à concorrência.

E se você está em dúvida sobre o alcance desta ferramenta, dá uma olhada nesta imagem da Império das Plantas, uma empresa Bauruense, parceira da Allquimia que, frequentemente, ultrapassa as 10.000 visualizações em um período de 28 dias. Neste período especificamente, foi mostrada para 14.034 pessoas diferentes, parcela que representa mais de 4% da população da cidade de Bauru. Obs.: Exibição orgânica! Marketing digital na veia!

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2 – SEO (Search Engine Optimization)

Quem não quer que a sua empresa seja a primeira a ser encontrada no Google?

A sigla SEO traduzida para o português significa: Otimização dos mecanismos de busca, ou seja, é uma forma de melhorar a posição em que a sua empresa aparece nos buscadores, como o Google, DE FORMA ORGÂNICA, ou seja, sem pagar nada, mas atenção, para desenvolver um bom trabalho de SEO , você precisará de um site e precisará também despender bastante trabalho na geração de conteúdo. Ou seja, não é tããão de graça assim, né? Afinal, o nosso tempo é bastante caro.

Contudo, o investimento em SEO é algo que traz excelente resultado no longo prazo, pois, o seu site será exibido por um longo período para as pessoas interessadas nos seus produtos e serviços, não exigindo nenhum tipo de investimento em dinheiro no buscador.

Quando trabalhamos o SEO nas nossas estratégias de marketing digital, o Google passa a exibir o seu perfil do Google Meu Negócio com muito mais frequência, fazendo com que os clientes te localizem rapidamente (caso você tenha loja física e o Google Meu Negócio seja importante para você).

Investir tempo em entender e aplicar SEO nas estratégias de marketing digital é algo que demanda bastante tempo, leitura e energia, por isso é aconselhável que você procure um especialista caso se interesse por este recurso, ficará muito mais barato do que o tempo que você precisará dedicar. Se você já trabalha com agência de marketing digital, converse com eles a respeito de se utilizar SEO nas suas estratégias de marketing digital. Se você não trabalha com agência ou não sente segurança na sua agência quando conversa sobre o assunto, entre em contato com a Allquimia!

3 – Pixel das Redes Sociais

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​Um recurso poderoso e, infelizmente, pouco explorado pelo pequeno negócio e suas agências, é o Pixel das Redes Sociais. Utilizados no Facebook e no Instagram, o Pixel é um código que o Facebook disponibiliza para a empresa que deve ser inserido no cabeçalho do seu site. A partir daí, todas as pessoas que passarem pelo seu site (demonstrando interesse nos seus produtos e serviços) serão “lembradas” pelo Facebook.
Quando você for patrocinar um anúncio nas suas redes sociais (Facebook ou Instagram), você poderá direcionar o anúncio para as pessoas registradas no seu Pixel, exibindo o anúncio para pessoas que já tiveram contato com a sua marca e já demonstraram interesse pelos seus produtos ou serviços, aumentando, consideravelmente, as chances de que estas pessoas venham a comprar de você.

Utilizar o Pixel das Redes Sociais nas suas estratégias de marketing digital, torna os seus patrocínios de anúncios mais eficientes e mais baratos, uma vez que você exibirá os seus anúncios para um público menor e mais seleto, evitando que as redes sociais cobrem por exibirem os seus anúncios para pessoas que não possuem interesse nos seus produtos.

4 – Variáveis Cookies

Os cookies são variáveis dos navegadores de internet com o funcionamento parecido com o Pixel das Redes Sociais. As variáveis cookies guardam informações sobre os sites por onde as pessoas navegam e o que elas buscam nos navegadores (não se assuste, todos os navegadores nos possibilita excluir estas informações), mas quando não são excluídas, as variáveis cookies se tornam aliados poderosíssimos das suas ações de marketing digital.
Quando utilizamos o Google Ads, por exemplo (falaremos sobre ele no próximo tópico), ele utiliza as variáveis cookies para levar o seu anúncio para pessoas que já demonstraram interesse por um produto que você vende ou pelo serviço que você presta.

Para as empresas que desejam vender produtos por e-commerce, utilizar as variáveis cookies nos navegadores dos seus clientes em potencial será indispensável para que a empresa se posicione no mercado e asse segurança ao cliente de forma que ele venha a comprar no e-commerce.

5 – Patrocínios de Anúncios

Patrocinar anúncios, seja nas redes sociais ou no Google, é um recurso indispensável para qualquer estratégia de marketing digital. Ao contrário do que a maioria dos empreendedores pensam, impulsionar anúncios no mundo digital é muito barato quando comparamos com as mídias offline (rádio, televisão, jornais, revistas etc.) e pode ser muito mais eficiente se for feito direito.Para patrocinar um anúncio nas redes sociais, você pode utilizar o Facebook Ads ou o Instagram Ads, o funcionamento das duas ferramentas é muito parecido e há diversos tutoriais na

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internet de como isso pode ser feito, mas, para que você tenha bons resultados, é essencial que você conheça bem o seu público-alvo.

Para patrocinar um anúncio no Google, você utilizará o Google Ads, uma ferramenta muito poderosa e um pouco mais complexa do que os gerenciadores de anúncios das redes sociais, devido à grande variedade de formatos de anúncios que você pode desenvolver, contudo, há diversos bons tutoriais sobre como você pode patrocinar um anúncio via Google Ads. O tempo investido neste conhecimento, pode te trazer fortes vantagens competitivas as suas estratégias de marketing digital ao longo dos anos, visto que, é tendência o Google se posicionar como líder absoluto de mercado nesta próxima década.

6 – E-mail Marketing

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Sim! Ele está mais vivo e eficiente do que nunca! O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital muito utilizada pelos grandes players do mercado como: Americanas, Netshoes, Centauro etc., mas muito pouco explorado pelo pequeno negócio.

O e-mail marketing é um recurso muito barato que pode ser utilizado para estimular uma pessoa que já comprou de você e gostou do seu atendimento e produto / serviço. Em média, a cada 12 e-mail enviados ao seu cliente e potencial, ele faz uma nova compra na sua loja ou e-commerce.

ATENÇÃO! Em hipótese alguma compre lista de e-mails para fazer enviar os seus e-mails marketing, além de ser chato e inconveniente, os usuários que receberem os seus e-mails desta maneira tendem a associar a imagem da sua empresa a algo negativo, sendo muito fácil fechar as portas para um possível comprador.

Lista de e-mail marketing deve ser conquistada, salvando cada contato que comprou ou se interessou pelos seus produtos ou serviços. Não se esqueça de desenvolver o conteúdo dos e-mails com bastante carinho para que sejam realmente úteis aos seus clientes.

 

Sugestão de ferramenta de e-mail marketing para o seu marketing digital

Nós da Allquimia, indicamos o uso da ferramenta Benchmark mail (não recebemos nada por isso), nós a indicamos, pois é a ferramenta que utilizamos e é uma ferramenta muito intuitiva, fácil de se utilizar e com todos os recursos que você precisará para criar as suas campanhas de e-mail marketing. Além disso, no plano gratuito, o Benchmark mail permite você enviar seus e-mails para uma lista de até 2.000 contatos, excelente para, principalmente, empresas de pequeno porte conseguirem alavancar as suas vendas através de mais uma excelente estratégia de marketing digital.

7 – Criadores de Sites

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Acho que você já percebeu que praticamente todos os recursos que citamos antes necessitam ou apresenta um melhor desempenho caso você tenha um site trabalhando junto a eles, correto?

Por isso, o nosso próximo recurso apresentado, são as plataformas criadoras de sites institucionais, uma maneira econômica (muitas vezes até mesmo gratuita) de você colocar o seu site no ar sem precisar de conhecimentos de programação.

Caso você decida colocar o seu site no ar por conta própria, nós da Allquimia aconselhamos a plataforma Wix que, devido a sua facilidade de desenvolvimento e aos seu belos templates pré-formatados, tornam a construção de um site muito simples. O único problema da plataforma é que, ela apresenta alguns centésimos de segundos de lentidão quando comparado a um site feito em Wordpress, por exemplo, mas o Wix é uma excelente opção que vem melhorando o seu desempenho a cada ano, não sendo atoa que se tornaram uma grande referência no mercado.

A plataforma Wix possui um plano gratuito onde você pode colocar o seu site no ar com algumas publicidades da plataforma, contudo, estas propagandas que o site exibe são bem posicionados para interferirem o mínimo o possível no layout do seu site, vale a pena desenvolver o seu site no plano gratuito como um teste e colocá-lo no ar de forma paga caso você goste da plataforma.

O Wix permite ainda uma fácil integração com todos os outros recursos citados aqui, tornando o seu marketing digital eficiente.

8 – Criadores de E-commerce

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Caso na sua estratégia de marketing digital você opte por utilizar um e-commerce, o Wix não é a melhor plataforma que nós da Allquimia podemos te sugerir.

Para este caso, indicamos duas plataformas mais leves e específicas para você construir a sua loja virtual de maneira fácil:

 

Loja Integrada

Fácil de se utilizar e com planos bastante acessíveis, a loja integrada é uma boa opção para quem está começando no mundo das vendas online e deseja colocar o e-commerce no ar sozinho. A loja integrada é leve, rápida e apresenta possibilidade de integração com diversos outros sistemas de gestão para gerenciar melhor as suas vendas online.

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Nuvem Shop

A Nuvemshop é a nossa outra sugestão, com planos ligeiramente mais caros do que a Loja Integrada (mas ainda muito acessíveis), a Nuvemshop entrega muito mais valor do que a Loja Integrada, sendo esta a nossa opção preferida.

A Nuvemshop apresenta diversas formas de pagamento inclusas na plataforma, alta customização do layout da sua loja, excelente integração com o Google e outros dispositivos, SEO muito fácil de se desenvolver e a mais fácil integração com o Google Shop, ferramenta que faz toda a diferença na estratégia de marketing digital de quem trabalha com e-commerce.

9 - Métricas

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Entender os dados da sua empresa é vital para saúde do seu negócio e para você não jogar dinheiro no lixo, assim como as pessoas que se baseiam no achismo fazem.

Todas as plataformas que citamos acima possuem as suas próprias partes de métricas que te dizem coisas como:

• Quem é o público que se interessa pelos seus produtos naquela plataforma;

• Quantas pessoas interagiram com os seus anúncios;

• Aonde estas pessoas se encontram

• E muito mais.

Para medir as métricas do seu site, que é uma ferramenta importantíssima na composição da estratégia do seu marketing digital, nós da Allquimia aconselhamos o bom e velho Google Analytics, uma ferramenta poderosa e gratuita que pode até te informar qual é o usuário que está logado no seu site (caso no seu site exista uma área para membros). O Google Analytics é uma ferramenta bastante completa com diversos tutoriais na internet sobre o seu funcionamento.

Praticamente todas as ferramentas criadoras de sites possuem uma boa interação com o Google Analytics, sendo muito fácil unificar as duas ferramentas, caso você opte por desenvolver o seu site no Wix, a própria empresa disponibiliza um tutorial muito fácil de ser executado para vincular o seu site Wix ao Google Analytics.

Analisar as métricas das suas mídias digitais é vital para que você desenvolva um conteúdo cada vez mais assertivo e atraia mais clientes a partir das suas ações de marketing Digital.

 

E para você, tem mais alguma ferramenta que você acha indispensável para as estratégias de marketing digital?

Se tiver, compartilhe com a gente!

Conteúdo exclusivo - Allquimia | Design, Empreendedorismo & Inovação

Autor

Caio Oliveira

Designer. Especialista em Tendências & Inovação