O que é Pesquisa de Mercado?

Quando devo aplicar a pesquisa de mercado na minha empresa e como estruturá-la?

Reflita como sua vida pessoal e profissional mudou nos últimos cinco anos. Se considerarmos especificamente o recorte referente ao último ano, 2020, essas mudanças terão sido ainda mais profundas, devido ao cenário da pandemia que vivemos. Desta maneira, compreender tais mudanças é fundamental para a sobrevivência de uma empresa no mercado.
Quando falamos de pesquisa de mercado, estamos falando de uma área dentro da pesquisa de marketing, que tem como finalidade entender os novos comportamentos e necessidades das pessoas a fim de adaptar os serviços e produtos já existentes, ou ainda desenvolver novos produtos e serviços de acordo com a demanda apontada pela pesquisa de mercado. Desta maneira, podemos dizer que o objetivo da pesquisa de mercado é orientar a tomada de decisões referentes às estratégias de marketing e ao relacionamento com o consumidor.
A pesquisa de mercado pode apontar, por exemplo, as tendências que começam a surgir nos hábitos do seu público-alvo, a percepção que as pessoas têm de determinado produto, ou ainda a frequência com que costumam consumir algo, entre outras coisas. Mas como estruturar uma pesquisa de mercado? Veja a seguir, cinco passos fundamentais:

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1) Antes de qualquer coisa é necessário entender o que se busca saber com o resultado da pesquisa, ou seja, a clareza da informação que se busca com a pesquisa de mercado é essencial para se obter um resultado mais assertivo.


2) O segundo passo é definir qual será o meio de aplicação para esta pesquisa. A pesquisa de mercado pode ser aplicada através de um formulário online, por exemplo, pode ser feita pesquisa de campo, aplicada através de entrevistas com pessoas que se encaixam no perfil do público-alvo ou pode ser feita através de consultas em periódicos, artigos científicos ou analisando o perfil de concorrentes.


3) O terceiro passo é definir qual será o tipo de questionário utilizado para esta pesquisa. O formato utilizado para as perguntas é livre, porém é importante ter em mente se o objetivo é obter uma resposta de algo pontual, ou entender um ponto ou comportamento específico de maneira mais profunda. Sendo assim, a clareza da informação que se busca com a pesquisa, somada ao meio de aplicação escolhido, irão conduzir a estrutura do questionário.


4) O quarto passo para a pesquisa de mercado é a coleta das informações. E neste ponto é importante lembrar que, apesar de parecer óbvio, quando falamos de coleta de informações, estamos nos referindo não apenas às respostas obtidas com o público-alvo, mas de como essas informações serão filtradas e direcionadas ao que se busca saber.


5) O quinto e último passo de uma pesquisa de mercado é a análise dos dados obtidos. Esta é a etapa mais complexa, pois é a que mostrará as informações para a tomada de decisão. E, nesse momento, deve-se ter em mente algumas perguntas norteadoras, para que a aplicação prática das soluções seja mais assertiva:

• As respostas da pesquisa de mercado foram positivas ou negativas?

• As respostas obtidas deixam claras as necessidades do meu público-alvo?

• O que posso ajustar ou criar a partir das demandas identificadas?

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Como podemos observar, a pesquisa de mercado é a aplicação de um método científico para coletar dados e informações com o objetivo de orientar empresas nos assuntos relacionados ao marketing e ao comportamento do consumidor.

Sua aplicação é fundamental para a saúde de uma empresa, bem como à sua adaptação e destaque no mercado, além de ser um fator fundamental para a inovação.

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Autor

Cassio Oliveira

Designer. Especialista em Tendências & Inovação